segunda-feira, 31 de março de 2014

PROJETO PAU BRASIL INSTRUMENTAL



Este projeto, é uma iniciativa cultural que tem o escopo da realização de apresentações artísticas musicais, através do qual, é levado ao público um repertório de grandes clássicos da Música Popular Brasileira, seja ela instrumental ou vocal. Através do mesmo, são executados instrumentos como o Violão, Viola de 10 Cordas, Cavaco, Percussão, Guitarra Elétrica, Acordeon, Baixo, Flautas, Vozes, entre outros. Tem-se em mente, proporcionar o contato do público com a Música Brasileira (Choro, Bossa-Nova, Baião, Milongas, Samba, Ritmos Regionais e Folclore). O projeto prevê audição de composições de grandes nomes da Música Brasileira, tais como: Heitor Villa Lobos, Dilermando Reis, Ary Barroso, Valdir Azevedo, Marco Pereira, João Bosco, Tom Jobim, Elis Regina, Jorge Cardoso, dentre outros grandes compositores. 

Uma das metas almejadas, é a valorização da cultura nacional, pois é necessário resgatar a boa música, e valores cúlturais-musicais Brasileiros, que aqui, assumem importância histórica, dando sustentação ao referido projeto. Os recitais realizados já possibilitaram que muitos ouvintes apreciassem amostras da diversidade, do hibridismo dessas múltiplas culturas nacionais.

Sabe-se, que a música brasileira contribuiu de tal forma com a criação de uma identidade cultural no país. neste sentido, navegar pelas ondas sonoras produzidas, ouvindo diversas canções, registradas em partituras, discos, CD´s ou qualquer outra mídia, é o mesmo que reviver a história da nação através dos sons. Diversas épocas históricas, tanto da história brasileira como Universal, foram regadas com muita música de qualidade. Essas audições, contribuíram com a formação humana, em diversos aspectos. Incentivou valores de nobreza, de sensibilidade. Esta arte, sempre ajudou a evidenciar importantes movimentos artísticos, tais como nacionalismo, romantismo, modernismo, entre outros, que contaram inúmeras histórias, de incontáveis tantos povos.

Além disso, a música é a única arte capaz de unir os povos com tamanha maestria, arrebatando as almas e unindo-as num todo sonoro metafísico inexplicável, tomando emprestado para si a graça dos Deuses Gregos, nos revelando imenso poder. A arte das musas, a beleza dos sons organizados em cadências, em fraseados, em ritmos absolutos é ciência filosófica na realidade sonora dos estados Brasileiros. Ajudou a construir a história e a cultura do povo que se chama Brasil na fusão de ritmos africanos: Salve, salve o Lundu e a Modinha, pai e mãe de nossa grande MPB. Salve, salve o Pau-Brasil, árvore genealógica da certidão de nascimento de nossa terra mãe gentil.


É por isso, que este projeto intitulou-se Pau-Brasil, sendo que esta é a árvore da qual se originou o nome do nosso país, e tem um grande referencial em nossa história. Durante muito tempo, no período da colonização, foi o principal sustentáculo da economia do país, sendo exportada para a Europa para dela se extrair a tinta vermelha usada para colorir roupas (na época era muito raro encontrar formas de se obterem roupas com cores diferentes).

Por último, é considerada uma árvore em extinção no seu habitat natural, devido a esta extração predatória. Senhoras e senhores, agora, ao invés de extrair tinta, tiraremos do Pau Brasil, uma grande orquestração de sons, ritmos e melodias, e ao invés de exportar para a Europa, vamos levá-la ao público das escolas, das universidades, dos bairros, para que esses Brasileiros conheçam o Brasil através do ato sonoro e acústico, e que essas raras roupas de cores diferentes, sejam as cores da nossa bandeira, o especial Verde e Amarelo!